Câmara Municipal de
Ourolândia

HISTORIA DO MUNICÍPIO:

Município criado em 1989, desmembrado de Jacobina, cuja história decorreu da chegada de bandeirantes à procura de minas de ouro na região em princípio do século XVII. Tendo como primeiros habitantes as famílias, Casemiro, Aurora e Dias Gama, estes primeiros moradores começaram a plantar Cana-de-açúcar para sobreviver, esta cana era moída no engenho daí estes moradores resolveram batizar de fazenda Engenho Velho. Era apenas um povoado pequeno, que com a certeza do desenvolvimento da população, logo surgiram numerosas casas e novas famílias residindo nas adjacências que começaram a plantar também o algodão, abrir pedreiras para extrair o mármore das pedras e por causa deles o município foi registrado inicialmente como Ouro Branco pertencendo à cidade de Jacobina.
Com o aumento da população os moradores reuniram e decidiram que queriam sua emancipação política que se concretizou no dia 13 de junho de 1989. Posteriormente foi criado, através do processo PL-6202\85, e sua emancipação política, registrou-se mediante a promulgação da Lei Estadual Nº 5017 de 13 de junho de 1989, publicada no Diário Oficial do Estado em 14.06.89. Em razão de existir uma outra cidade na Bahia o nome foi mudado de Ouro Branco para Ourolândia, tendo como prefeito na época Antônio Araújo.